sábado, 29 de setembro de 2012

Caldo de peixe



1/4 chávena (60 ml) de azeite extra-virgem
1 cebola, grosseiramente picada 
1 cenoura, grosseiramente picada 
2 talos de aipo  grosseiramente picados
1/2 chávena (125 ml) de vinho branco seco 
4L de água 
1  kg de espinhas e restos de peixe branco
1 bouquet garni  (ramo de cheiros)

Numa panela grande, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola, cenoura e aipo e refogue até ficar macio mas sem alourar (4-5 minutos). Adicione o vinho e deglaze a panela, mexendo para raspar o fundo. 
 Aumente o fogo para médio/alto e cozinhe até que o vinho evaporar quase completamente. Adicione a água, as espinhas e bocados de peixe e o bouquet garni e leve para ferver. Reduza o fogo para rebocar e deixe ferver, descoberto, por 30 minutos, retirando a espuma ocasionalmente. 
Coe o caldo para outro recipiente e descarte os sólidos. Deixe esfriar. Cubra e leve ao frigorifico por 2 dias ou congele por até 2 meses. Faz cerca de 3,75 I de caldo.



RAMO DE CHEIROS (BOUQUET GARNI )
4 ramos de salsa
1 raminho de tomilho fresco
1 folha de louro
4 ou 5 grãos de pimenta

Um ramo de cheiros é um conjunto de ervas adicionadas no início do cozimento para dar sabor um caldo ou sopa. Para fazer um ramo de cheiros coloque 4 ramos de salsa, 1 raminho de tomilho fresco, 1 folha de louro, e 4 ou 5 grãos de pimenta num quadrado pano (musselina). Apanhe os cantos e amarre firmemente com fio de cozinha para formar um molho.  No final do cozimento retire e descarte o pacote.




Sem comentários:

Enviar um comentário