
1ª fase
2 patos
1/2 chouriço de carne
150 g toucinho fumado
2 alhos franceses
2 cebolas médias
2 cenouras
1 tronco de aipo
1 ramo de salsa (6 pés)
2 cravinhos
10 pimentas redondas, esmagadas
2 colheres, das de sobremesa, de sal grosso
Água suficiente para cobrir os patos e depois fazer o arroz
2.°fase
4 dentes de alho
2 colheres, das de sopa, de manteiga
1 cebola
1 dl azeite
1/2 kg arroz vaporizado
Caldo de cozer os patos: o dobro da
quantidade do arroz
1 colher, das de sobremesa, de colorau
Sal q.b.
1ª fase
Limpam-se os patos, chamuscam-se, lavam-se por dentro e por fora em água corrente fria. Descascam-se e lavam-se os vegetais e partem-se aos bocados. Põe-se ao lume uma panela com água e metem-se dentro todos os ingredientes. Assim que entrar em ebu lição, baixa-se a temperatura e deixa-se ferver em lume brando. Quando os patos estiverem cozidos, tiram-se da panela, assim como o chouriço e o toucinho. Coa-se o caldo por um passador de rede fina e reserva-se apenas o líquido.
2.°fase
Esmagam-se os alhos. Misturam-se com a manteiga e barram-se os patos. Vão a forno previamente aqueci do a 180°, apenas 10 minutos. Retiram-se do forno, dei xam-se arrefecer um pouco e desmancham-se em boca dos, limpos de peles e ossos. Pica-se a cebola para um tacho e vai ao lume, com o azeite e a gordura que ficou no tabuleiro do forno, devidamente coada por um passa dor de rede fina.
Assim que começar a tomar cor, mete-se o arroz e deixa -se alourar. Junta-se o caldo de cozer os patos, onde se diluiu o colorau, a ferver. A quantidade do caldo deve ser duas vezes o volume do arroz. Ferve alguns minutos, mas retira-se do lume antes de estar completamente cozido. Rectifica-se de sal.
Cobre-se o fundo de um recipiente, que possa ir ao forno e à mesa, com metade do arroz, dispõem-se os bocados de pato pondo-se por cima o restante arroz. Distribuem -se, pela superficie, rodelas de chouriço e bocadinhos de toucinho fumado. Vai a forno aquecido a 200°, para aca bar de cozer o arroz e alourar. Serve-se bem quente. Fica bem uma salada verde, bem temperada de vinagre.
Sem comentários:
Enviar um comentário