quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pain Perdu


Em vez do brioche amanhecido, ela utiliza o challah (lê-se ralá), que é um pão tipicamente judaico. A sobremesa leva ainda maçã, pêra e creme inglês.

Ingredientes
Para o creme inglês
2 gemas grandes*
1 chávena de chá de natas frescas
1/2 chávena de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
 
Frutas e pão
1 pêra portuguesa
1 maçã verde
100g de uva passa
1 laranja lima
1 challah** (ou brioche)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
manteiga e açúcar para untar e polvilhar
 
Modo de preparo
Creme inglês
Numa panela, junte as natas, o açúcar e as gemas. Acrescente a essência de baunilha e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar, durante cerca de 20 minutos. Se preferir, faça em banho-maria. Nesse caso, o processo leva o dobro do tempo.
Quando adquirir consistência de creme, retire do fogo e resfrie imediatamente a mistura para que não se formem crostas. Reserve.
 
 
Frutas e pão
Com uma faca de pão, corte o challah no sentido horizontal. Com a parte de cima, corte finas fatias do pão. A idéia é deixar essas fatias com a mesma altura do potinho onde a sobremesa será montada.
Em uma frigideira, coloque um pouco da manteiga e leve ao fogo para grelhar. Doure as fatias de challah dos dois lados e reserve.
Com a ajuda de um ralador, corte a maçã e a pêra, ambas com a casca, em fatias bem finas. Esprema gotinhas de laranja lima por cima delas para que não escureçam.

Montagem
Preaqueça o forno a 160ºC (temperatura média). Unte os potinhos (ramequins) com manteiga e polvilhe açúcar e canela. Disponha as fatias de pão nos potinhos e intercale-as com as frutas picadas até preencher por completo o recipiente. Regue com o creme inglês e salpique um pouco de uva passa.
Cubra os potinhos com papel-alumínio e leve-os para assar no forno em banho-maria durante 20 minutos. Retire do fogo, polvilhe açúcar cristal e despeje mais um pouco do creme inglês. Com um maçarico, queime o açúcar. Se não tiver o maçarico, use o grill do forno convencional (nesse caso, lembre-se de retirar o papel-alumínio).
Sirva quente, acompanhado do que sobrou do creme inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário